Skip to content

Eu sei que você sabe que eu sei que você sabe…

5 de dezembro de 2009

Voltando um pouquinho ao assunto de como viemos nós, humanos (alguns menos, é verdade), desenvolver a habilidade da linguagem. Algumas teorias, como a de Michael Tomasello, do Instituto Max Planck, afirmam que a linguagem só foi possível evolutivamente porque a espécie humana desenvolveu capacidades específicas tais como a atenção compartilhada (habilidade unicamente humana de saber que “eu e o outro” compartilhamos a atenção e a intenção de comunicar algo sobre um determinado objeto).

Em seu livro “The Cultural Origins of Human Cognition”, Tomasello afirma que a espécie humana é a única capaz de aprender COM e DOS outros. Mais do que aprender por observação (como muitas outras espécies fazem) ou do que aprender pela experiência no ambiente (como todas as espécies fazem), os humanos seriam capazes de aprender ATRAVÉS dos outros humanos. O ambiente social humano, rico em interações, teria selecionado comportamentos específicos da espécie, que Tomasello chama de “aprendizado cultural”.

Assim, a emergência da linguagem ocorreria concomitantemente ao aparecimento, na criança, de outras habilidades cognitivas dependentes da interação social. Dentre essas habilidades, as mais importantes apareceriam por volta dos 9 meses, e seriam baseadas nas capacidades de “ler” e de “compartilhar” a intenção de outras pessoas. De maneira bem superficial, seria algo como: “o bebê sabe que eu sei que este brinquedo faz barulhinhos engraçados”.

Para começar a entender o ponto de vista de Michael Tomasello, deixo uma entrevista dada em 2008 ao canal alemão 3Sat, em que ele percorre todo o desenvolvimento de suas idéias e explica melhor algumas delas. É uma entrevista longa, e em inglês, mas vale muito a pena:

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: